Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão reunidos em manifestação na manhã desta quarta-feira (2), em Santa Maria. O ato se iniciou por volta das 10h20min, na Rua Borges de Medeiros, em frente a 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Ao longo do dia, o número de participantes oscilava, tendo sido registrado três mil pessoas presentes no local, segundo levantamento da Brigada Militar, vestidos com roupas verde e amarela e enrolados em bandeiras do Brasil.
Na manifestação, as pessoas solicitam uma conversa com o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Em cima do carro de som, o discurso de um dos participantes defendeu a liberdade de expressão e explicou o motivo do protesto: “não é um ato político, e, sim, um ato espiritual, para livrar o Brasil do mal”. O produtor rural de 45 anos, Patrick Luderitz, explica o motivo do ato se concentrar em frente ao quartel:
– Estamos manifestando nossas inconformidades com as eleições. Nós não concordamos com a forma que foi feita, muitas informações não vieram a tona, então as pessoas que tem que tomar as devidas providências, que são o presidente da República e o exército, que façam o que precise ser feito.
Os atos tiveram início após a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, realizado no domingo (30), e, desde então, apoiadores do presidente Bolsonaro foram às ruas para protestar contra o resultado das urnas eletrônicas.
Alterações no trânsito
Devido ao protesto, foram feitos bloqueios na Avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Coronel Niederauer e Venâncio Aires, e na rua Doutor Bozzano a partir da Rua Appel, em direção à avenida Borges de Medeiros.
Segundo o secretário de mobilidade urbana, Orion Ponsi, a prefeitura trabalha com todo o efetivo de trânsito e de fiscalização para guiar rotas alternativas e seguras para a população enquanto houver a ocupação das ruas. As linhas de transporte público que passam pelo local também estão realizando desvios, que devem seguir conforme necessidade.
Leia mais sobre as Eleições 2022
Leia todas as notícias